Como a estranha tradição britânica de colocar mulheres de topless na terceira página de jornais começou

Como a estranha tradição britânica de colocar mulheres de topless na terceira página de jornais começou

Nós, ingleses, somos frequentemente estereotipados como sendo pudicos e estoicamente reservados em todos os aspectos da intimidade. Como tal, pode surpreender os não-nativos a saber que por mais de quatro décadas, um dos jornais mais populares em todo o país tinha uma grande imagem de uma mulher de topless na terceira página por nenhuma outra razão do que ela era uma mulher atraente mostrando seus pedaços vacilantes.

A ideia de suplementar o conteúdo editorial de um jornal com fotos de mulheres em vários estados de nudez surgiu depois que Rupert Murdoch adquiriu e relançou O sol em 1969. Antes da aquisição de Murdoch, o papel era uma folha de papel dirigida, segundo seu fundador original, à “classe média sofisticada e superior”. Quando o jornal falhou, Murdoch o comprou por 800 mil libras (cerca de 11 milhões de libras hoje) e o remarcou como "um jornal honesto e direto".

O sol rapidamente estabeleceu uma posição na paisagem editorial graças à supervisão do editor Sir Albert "Larry" Lamb, que adotou o apelido de "Larry" em homenagem a Larry o Cordeiro de Hora das crianças. Sob a liderança de Lamb, o jornal começou a empurrar manchetes e histórias sensacionalistas - sim, o jornalismo do BuzzFeed-esk existia muito antes da internet. Por exemplo, literalmente, a primeira manchete que a edição de 17 de novembro de 1969 já publicou sob a propriedade de Murdoch foi "SENSAÇÃO DO CAVALO DO CAVALO". Só podemos supor que eles não precederam essas palavras com "VOCÊ NÃO PODE ACREDITAR ISTO ..." devido a limitações de espaço.

Além das manchetes do tipo isca de clique, Lamb defendeu que o sexo deveria ser o componente principal do conteúdo do artigo, argumentando que, ao lado da TV, era provavelmente o aspecto mais importante da vida de seus leitores, então os mais propensos a vender mais papéis. Com esse objetivo, Lamb fez com que uma foto do Pet da Penthouse daquele mês, Ulla Lindstrom, usando uma meia blusa desabotoada, fosse incluída na primeira edição sem nenhum motivo específico relacionado à notícia. Em outro lugar, eles também incluíram uma foto completa de uma mulher loira nua deitada aos pés dos Rolling Stones.

Nos próximos meses, o jornal continuou a exibir periodicamente imagens de mulheres seminuas em sua terceira página. Em um tempo antes que esse tipo de coisa estivesse disponível para todos a um clique de um botão, como você poderia esperar, esse número crescente de leitores entre os homens. De fato, apenas um mês depois de Lamb ter assumido O solos leitores subiram de 850.000 para 1,26 milhão. Depois de um ano, havia crescido para dois milhões.

Sem parar com mulheres escassamente vestidas, Lamb decidiu aumentar a aposta, com a primeira “menina” de topless chegando em seu primeiro aniversário. Este foi um dos seus problemas mais populares até aquele ponto. Duplicando esse sucesso, O sol começou a caracterizar mais e mais mulheres seminuas, culminando em se tornar uma característica diária em meados da década de 1970. este inexplicavelmente coincidiu com O sol tornando-se o papel mais popular em todo o Reino Unido, com vendas diárias aumentando para quatro milhões em 1978.

O sucesso do trabalho e sua característica foi tal que muitos outros trabalhos no Reino Unido, como o Espelho diário e a Estrela Diária, seguiu o exemplo. Enquanto o último ainda mantém a tradição de incluir lady bites por nenhuma razão particularmente interessante, o Espelho diário anulou a prática na década de 1980, citando que era, para citar, "humilhante para as mulheres". (De lado: quando o Espelho diário está tomando a moral elevada sobre você, você sabe que você pode querer ter um momento para reavaliar o seu paradigma de tomada de decisão.)

Apesar da natureza questionável de algumas artimanhas de seu jornal, em 1980, a Primeira Ministra Margaret Thatcher conseguiu obter um título de cavaleiro para Larry Lamb por seus “serviços ao jornalismo”. Provavelmente deve-se notar que na eleição de 1979, apesar de não ser “um jornal conservador”, o jornal apoiou fortemente os conservadores, como em seu longa-metragem “Uma Mensagem aos Partidários Trabalhistas”, onde declararam: “Vote Tory dessa vez: é a única maneira de acabar com a podridão ... ”Os Conservadores conseguiram depois obter a maioria na Câmara dos Comuns e Thatcher foi nomeado primeiro-ministro. Dentro de um ano, Larry Lamb se tornou Sir Larry.

De volta à reportagem - de acordo com Lamb, sua intenção era usá-lo para mostrar “garotas bonitas”, e que ele queria que fosse “alegre, não ruim”, ainda mais citada dizendo que “garotas de seios grandes parecem tortas ”, por isso não deve ser apresentado. Para quem não conhece o vernáculo britânico, “tart” pode ser entendido como tendo um significado similar à definição moderna da palavra “puta”. Dito isso, qualquer um que tenha olhado os arquivos para as meninas - no qual eu mergulhei fundo para satisfazer o extremo minucioso requisitos de pesquisa o editor aqui em mandatos TodayIFoundOut para todos os artigos ... - pode ver, esta regra de "sem garotas grandes" não foi seguida de muito perto.Ou isso ou Sir Lamb e eu temos definições muito diferentes do que constitui “big breasted”… (Incidentalmente, “slut” costumava ter uma definição mais inocente há apenas algumas centenas de anos, veja: Por que as mulheres são chamadas de “Broads”? , “Sluts” e “Dames”).

Em todo caso, apesar do sucesso de seu trabalho, em parte por causa de Page 3, em sua vida posterior, Lamb iria se arrepender de ter introduzido o recurso. Ele também lamentou o flagrante sexismo no local de trabalho que era tão comum em seu auge, uma vez que os jornalistas,

Cortar cutucões, piscadelas e leers. Sempre tenha segundas intenções sobre histórias sobre o mundo jockstrap de homens apenas. Lembre-se, as mulheres não apenas cheiram melhor; eles trabalham mais e merecem melhor.

Ele também deu ao editor feminino da seção de topless, Joyce Hopkirk, o controle de veto sobre o conteúdo que foi publicado lá.

Mas, para surpresa de ninguém, o recurso provou ser contencioso com o público desde o início. Isto é algo O sol era grato em seus primeiros dias, pois funcionava como publicidade gratuita quando outros jornais contavam com artigos O sol por suas fotos de mulheres de topless. Como Lamb observou:

Quanto mais os críticos pulam para cima e para baixo, mais popular se torna o recurso.

E, de fato, está dizendo que um artigo mais conhecido por incluir mulheres de topless em sua terceira página subiu repentinamente de quase sair do negócio para o jornal mais vendido do Reino Unido por quatro décadas, logo após a introdução desse recurso.

Para acrescentar mais controvérsia à coisa toda, as mulheres de topless mostradas por nenhuma outra razão a não ser olhar eram às vezes apenas 16 anos de idade, como edições com Maria Whittaker (em 1985) e Samantha Fox (em 1983). (E se você está curioso, veja: Como foi decidido que idade faz de você um adulto?)

Embora muitas vezes criticado, o recurso tinha e ainda tem defensores firmes que argumentam que sexo, nudez e insinuações ambíguas não são nada para se pensar e são, até certo ponto, características da cultura britânica. Para ser justo, há verdade nisso, mas os oponentes percebem que é difícil ignorar que a foto está lá por nenhuma razão relacionada à notícia, com a alegação de que, nesse contexto, ela objetifica as mulheres.

Apesar disso, O sol tradicionalmente manteve-se firmemente defensiva de suas façanhas e empurrou de volta contra todas as tentativas de removê-lo ou censurá-lo, chegando até mesmo a rotular publicamente as mulheres parlamentares de “gordas e ciumentas” quando alguns parlamentares criticaram em 2004…

Quando Rebekah Brooks assumiu como editora-chefe da O sol em 2003, a maioria achava que o recurso finalmente seguiria o caminho do dodô, como Brooks já havia argumentado que prejudicava o número de leitores nos tempos modernos e, portanto, deveria ser removido. Mas depois de tomar as rédeas, ela mudou de tom e começou a defendê-lo, até escrevendo um editorial explicando porque não havia nada de errado com a página 3, incluindo com razão que os modelos apresentados eram “jovens inteligentes e vibrantes que aparecem em O sol fora de escolha e porque eles gostam do trabalho. "(Nesta nota, sendo destaque em O Sol Página 3 de fato ajudou a lançar a carreira de sucesso de muitas jovens mulheres na modelagem.)

No entanto, as rachaduras começaram a surgir em 1994, quando o próprio Rupert Murdoch notou que o recurso "simplesmente não seria aceito" em qualquer outro documento que ele possuísse. Em uma entrevista de 2014, Murdoch mencionou que o jornal poderia substituir as fotos de topless com fotos mais glamourosas e conservadoras de modelos; Ele também notou abertamente naquela entrevista que o recurso era "antiquado".

Os comentários de Murdoch foram elogiados por ativistas pela campanha "No More Page 3". Isso começou em 2012, depois que a atriz Lucy-Anne Holmes notou que, apesar do sucesso das atletas britânicas nas Olimpíadas de 2012, a maior imagem de uma mulher em qualquer jornal na Grã-Bretanha era em O Sol Página 3. No seu auge, a campanha No More foi supostamente apoiada por 138 deputados britânicos, bem como “as bandeirantes, a brigada das raparigas, a maioria dos sindicatos de ensino, o College of Midwives, o parlamento escocês e o Assembléia Galesa ”. Isto é, além das dezenas de universidades que se recusaram a estocar o papel até que o recurso fosse finalizado.

Ao contrário de campanhas malsucedidas contra a maioria das pessoas, que geralmente procuravam introduzir uma legislação para pará-la, “No More Page 3” tomou um tato diferente de apenas solicitar que o jornal arquivasse o recurso voluntariamente. O problema com a abordagem anterior era que, embora muitos membros do parlamento não gostassem do recurso, a maioria estava totalmente contra a proibição legal devido ao precedente de censura que isso estabeleceria. Como então o primeiro-ministro David Cameron observou, "... neste eu acho que provavelmente é melhor deixar isso para o consumidor ..." O vice-primeiro ministro Nick Clegg concordou, afirmando: “Se você não gosta, não compre … Você não quer ter um policial moral ou uma mulher em Whitehall dizendo às pessoas o que elas podem e não podem ver… ”

Graças à campanha No More e algumas pesquisas estimulou, o que indicou que, embora 48% dos homens não tivessem nenhum problema com a reportagem, 80% das mulheres, 80% das mulheres, o jornal começou a tomar medidas para diminuir parcialmente o trabalho. A mudança começou com O Sol Edição irlandesa, que parou de publicar fotos de mulheres de topless em 2013, substituindo-as por imagens mais “conservadoras” de mulheres seminuas… Em 2015, a edição inglesa fez o mesmo, optando por relegar essas fotos de topless para a edição on-line do jornal. .

No entanto, alguns ainda sentem os editores em O sol estão faltando o ponto da campanha "No More Page 3" completamente. A queixa geral agora apresentada é que o problema nunca foi o fato de que eles estavam mostrando os mamilos das mulheres, mas que a imagem existia em um artigo de "notícias" por nenhuma razão noticiosa. Como jornalista Lucy Johnston de O Independente notado,

O espaço ainda contará com uma foto de uma mulher; a única diferença é que agora ela poderá usar um sutiã, o que envia a mensagem um tanto estranha de que foram os mamilos do modelo que foram o problema.

Assim, a saga continua. E não apenas por isso, mas também porque enquanto hoje o jornal que já foi amplamente elogiado por “liberar o mamilo” e um pouco menos por “tirar a grosseria da nudez” acabou com a “tradição” em topless, eles começaram quase a metade. século atrás, muitos outros tablóides britânicos ainda o mantêm.

Fatos do bônus:

  • O sol tem sido envolvido em numerosas controvérsias ao longo dos anos, sem dúvida o mais infame é sua cobertura do 1989 Hillsborough Disaster, que custou a vida de 96 pessoas. O desastre, que ocorreu durante um jogo de futebol entre Liverpool e Nottingham Forrest, é considerado um dos mais mortíferos da história do esporte. O sol especificamente provocou indignação em massa quando eles publicaram uma história de primeira página acusando os fãs do Liverpool de, entre outras coisas, roubar os mortos, urinar na polícia e atacar os trabalhadores de resgate, todas as alegações que foram provadas categoricamente falsas. A indignação era tanta que até hoje os cidadãos e bancas de jornal continuam a boicotar o jornal e, embora o jornal não divulgue dados regionais de vendas, há indícios de que é muito difícil adquirir uma cópia do jornal em qualquer lugar da cidade.
  • Uma das primeiras controvérsias sobre o recurso de topless, ocorrendo quase imediatamente após sua introdução, foi quando um conselho local em Sowery Bridge, Yorkshire, baniu-o da biblioteca local porque “continha muito sexo”. O sol capitalizados pela execução de uma série de editoriais, com uma afirmação ousada de que “deveríamos ter sido expulsos de lugares melhores do que isso”.

Deixe O Seu Comentário